apresentação

Blog da contadora de histórias Vera Perossi.
Se você chegou até aqui, acenda a fogueira e dance em torno dela.


Cursos

Recursos Teatrais na Arte de Contar Histórias

"Recursos Teatrais na Arte de Contar Histórias" é fruto de uma pesquisa acadêmica, realizada pela ministrante no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista) no ano de 2008. Seu foco está na questão da teatralidade na arte de contar histórias. Propõe uma reflexão acerca do papel do contador de histórias na sociedade atual, à luz das artes cênicas.
Curso voltado a educadores e interessados em conhecer e explorar as relações entre a arte narrativa e a linguagem teatral.
O trabalho é realizado em escolas da rede pública e privada e em diversos espaços alternativos. Também foi ministrado na UnG (Universidade Guarulhos), em Guarulhos, SP. Em 2010 foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura, da cidade de São Paulo, através do Edital 01/SMC/CSMB.

http://www.ung.br/pdf/cursosferias.pdf
http://www.ung.br/noticia/2178/cursos.pdf



A Poética dos Objetos  (Narração de histórias com objetos)


 O curso foi desenvolvido a partir de uma pesquisa teórico-prática, na qual se buscou refletir sobre as possibilidades do objeto na narrativa. Ao abandonar o olhar funcional, aprendendo a ler imagens e dialogar com elas, criam-se possibilidades de apreciação estética.
Através de exercícios de sensibilização/recriação, busca-se ainda,  fundamentar a narração de histórias com objetos a partir de técnicas vinculadas ao teatro de animação, utilizando o objeto como metáfora da condição humana.
Vem sendo ministrado em escolas da rede pública e privada e em diversos espaços alternativos. Também foi ministrado na Universidade Guarulhos (Ung), em Guarulhos, SP.



O Conto Tradicional e o Papel da Escola enquanto Produtora de Cultura (workshop)

Uma reflexão acerca do Conto Tradicional como experiência filosófica, estética e ética na formação de crianças, jovens e adultos, inseridos na escola enquanto espaço produtor de cultura alternativa ou ambiente propício para a democratização e preservação da cultura popular, e não apenas como uma escola reprodutora  da cultura dominante. A importância de contar histórias e dos contos tradicionais no processo de construção da memória e da identidade, bem como o sentido ou o espírito das histórias como forma simbólica de viver e intervir no mundo.

Este trabalho tem acontecido em escolas da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). Foi ministrado por Vera Perossi pela primeira vez, em 2009, a professores da rede pública do município, através da Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Pública Belmonte, como parte do evento Os Saberes Populares no Brasil - Temas para a Educação: Curso de Atualização sobre Cultura Popular Brasileira, sob a coordenação do professor Dr. Alberto Ikeda (Unesp).







Secretaria Municipal de Cultura - Biblioteca Pública Belmonte - Julho, 2009.