A Cia A Menina do Quintal, foi criada em 2008, a partir de uma pesquisa teórico-prática realizada por Vera Perossi no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista).
A pesquisa, focada na prática do contador de histórias contemporâneo, buscou relações entre a linguagem teatral e a narração de histórias apontando possibilidades de integração das duas linguagens.
A partir da pesquisa e da prática narrativa, criou-se e estruturou-se os trabalhos: "Recursos Teatrais na Arte de Contar Histórias"; "A Poética dos Objetos" e "O Conto Tradicional e o Papel da Escola...", no formato curso ou workshop, com o objetivo de difundir o caráter filosófico e estético-pedagógico da "arte" de narrar. Mais detalhes na página cursos.
Além de ministrar os cursos acima relacionados, a contadora de histórias, Vera Perossi, realiza narrações em diversas instituições e espaços alternativos.
Por que A Menina do Quintal?
Uma casa antiga... uma porta...outra porta...um quarto... uma cômoda... uma gaveta... um álbum... uma fotografia... uma menina... uma flor... um quintal.
A Menina na fotografia pertence ao Quintal (ou aos quintais): o espaço dos seres do encantado, das conversas, das brincadeiras, das cantorias, dos mutirões, dos causos e das histórias.
A Menina do Quintal, hoje mulher, observa a própria fotografia e então recria; traz a tona a memória. Ser a Menina do Quintal significa, agora, ser contadora de histórias.
E... esta flor é para você.